Natura garante performance e redução de custos com IBM Turbonomic

Com a adoção da solução, a maior multinacional brasileira de cosméticos obteve um ROI (Retorno de Investimento) de 100% nos primeiros meses de uso e adquiriu maior eficiência tanto na nuvem pública, quanto no on-premise.

A ScaleUP tem o prazer de fazer parte da história de sucesso da Natura, fortalecendo a relação de parceria e confiança que construímos junto ao cliente.
  • + 4.500 ações automatizadas
  • + 900 incidentes evitados 
  • + 100% de ROI – Economia dos gastos na Nuvem Pública.
A Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e perfumaria.
Uma das maiores organizações do setor de beleza da América Latina, foi classificada como a sexta maior empresa de venda direta do mundo, atuando também na Europa e Ásia por meio de outros canais.

A Natura é conhecida por sua cultura inovadora e por sua missão de oferecer soluções de beleza e higiene pessoal de forma consciente e responsável, ajudando a preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade. Sua vasta gama de produtos engloba cuidados com a pele, cuidados capilares, maquiagem, perfumes e produtos para banho.

Para apoiar seu jeito de fazer negócios, a Natura possui uma robusta base de infraestrutura, logística e tecnologia digital. Com os investimentos realizados nos últimos anos, a companhia conta hoje com o melhor nível de serviço de sua história.

Desafio do cliente

Em nossa primeira abordagem com Dennys Ber, Gerente Sr. de TI da Natura, ficou claro que seu maior interesse era reduzir os gastos com nuvem pública e aprimorar o modus operandi de sua equipe para garantir o melhor desempenho de suas aplicações. “Hoje nós temos AWS, Azure, GCP, OCI, e estamos incrementando cada vez mais serviços, então a redução de custos foi o motivador principal que nos fez buscar uma ferramenta”, conta Dennys.

Ainda que o sistema legado fosse funcional, Dennys sabia que era hora de buscar uma plataforma que permitisse à Natura automatizar a gestão de recursos do seu ambiente virtual/multicloud, diminuindo assim as “salas de guerra”, possibilitando que seu time se concentrasse em outras iniciativas voltadas à área de negócios da empresa em vez de focar em resolver problemas de TI. “O custo estava associado à dificuldade que tínhamos de ganhar eficiência. Precisávamos encontrar uma forma de diminuir o trabalho manual da equipe e buscar uma solução que pudesse nos dar essa inteligência e agilidade para execução”, complementa.

 
A solução

Segundo Dennys, durante a prova de valor, a interconexão do Turbonomic com seu ambiente multicloud se mostrou extremamente funcional, o que permitiu que eles tivessem uma visão macro de todos os seus ambientes em questão de minutos e em um único dashboard. 

Essa gestão, controle, automatização de recursos para ambientes multicloud não era novidade para o IBM Turbonomic, que já ajudou outras empresas a alcançar excelentes resultados técnicos e financeiros. A solução possui capacidade de gerenciar e monitorar dinamicamente o uso de recursos, permitindo às equipes de TI operar de forma mais eficiente e escalável.

 

“Inicialmente, nós tínhamos um viés financeiro, com um olhar mais direcionado a ganhar eficiência em nossos custos em cloud pública. Mas durante a POC vimos que o Turbonomic atuava de uma forma diferente, com controle de recursos, possibilitando trabalhar também com questões de performance, e não somente na cloud pública como também na cloud privada. Isso a gente entendeu como um grande diferencial comparado às demais ferramentas de mercado”, relata Dennys.

 

Ainda que a Natura tenha uma longa jornada em nuvem, o time de TI já começou a dirigir esforços para o ambiente on-premise, onde os insights fornecidos pelo IBM Turbonomic também se mostraram valiosos. “No on-premise, tínhamos um cenário de um cluster de VMware com máquinas Linux onde já estava sendo prevista a necessidade de aquisição de novas máquinas. Com o Turbonomic, vimos que fazendo movimentações de workloads dentre os hosts, na verdade não só deixaríamos de comprar uma máquina como também poderíamos até desativar uma delas. Isso, sem dúvida, chamou bastante atenção”, lembra o Gerente Sr de TI da Natura.

Muitas vezes acredita-se que o Turbonomic está em concorrência direta com as ferramentas de APM, mas não é o caso. Turbonomic é uma plataforma de Gestão de Recursos de Aplicativos (ARM) que usa os dados coletados por uma ferramenta de Monitoramento de Desempenho de Aplicativos (APM) para fornecer uma análise mais detalhada do ambiente. A confiabilidade do Turbonomic se deve em grande parte ao fato de que seu foco principal é garantir o desempenho das aplicações, sendo a economia de custos uma vantagem adicional.

 
Resultados do Cliente

Nesse contexto, o IBM Turbonomic foi uma aquisição valiosa para a Natura. Em janeiro de 2023, 8 meses após a compra, a ferramenta já havia realizado mais de 4.500 ações automatizadas e evitado mais de 900 incidentes, gerando uma economia financeira e apresentando um ROI de mais de 100% nos primeiros meses de utilização.

 
“Aqui nós tivemos um resultado bastante rápido e a ferramenta se pagou nos primeiros três, quatro meses. No início, buscamos a solução justamente pela economia na nuvem publica, mas ao longo do tempo passamos a trabalhar com revisão de eficiência de performance e também do lado on-premise.”
- Dennys Ber, Gerente Sr. de TI da Natura

Segundo Luiz Gustavo Sanoani, Gerente de Infraestrutura Multicloud da Natura, a aquisição do IBM Turbonomic foi tão satisfatória que ele passou a recomendar a solução para outras empresas. “Vi um ganho tremendo na utilização da plataforma. Apesar do alto custo inicial, ela mesmo se paga conforme o uso. Os insights que ela consegue trazer nos possibilita operar em diversas frentes, mas o grande foco aqui é reforçar o quanto ela melhorou a nossa saúde financeira com as ações executadas.”, ressalta.

Em consonância com a estratégia de sustentabilidade da Natura, o time de TI possui uma meta de redução no consumo energético em seus principais datacenters de 5% em relação ao ano anterior. Por provocar uma diminuição significativa na utilização de recursos, o IBM Turbonomic contribuiu também com o objetivo de Dennys e de sua equipe. 

“Quando eu controlo melhor meus recursos e vejo que eu consigo fazer mais com menos, sem precisar expandir, eu ganho uma eficiência energética que, consequentemente, colabora com a nossa meta de redução de carbono.”

 

Por fim, a ScaleUP Consultoria, em conjunto com a IBM, tem orgulho de contribuir com o atingimento dos objetivos da Natura, ajudando a organização a tornar suas operações ainda mais eficientes e manter sua posição de líder na indústria, reforçando seu posicionamento de marca perante seus clientes e consumidores.

Veja o IBM Turbonomic funcionando na prática em uma DEMO!